GTA 2 (Playstation)

Grand Theft Auto 2 também foi lançado para PC e, posteiormente, para Game Boy Color
Grand Theft Auto 2 também foi lançado para PC e, posteriormente, para Game Boy Color

Grand Theft Auto foi sempre um festival de roubo de carros, tiros e o mundo do crime, das gangues e do dinheiro. A série se popularizou após o lançamento de GTA 3 em outubro de 2001, o que ajudou o Playstation 2 a assumir a liderança nas vendas dos consoles da geração, e só teve melhoras com as continuações Vice City e San Andreas posteriormente.

"Visão aérea" e diversão politicamente incorreta

"Visão aérea" e diversão politicamente incorreta

Mas se GTA chegou à terceira edição, é porque teve dois antecessores. O mais famoso foi GTA 2 e, embora seja para plataformas com o suporte para visuais 3D como o dos jogos mais novos da série, tem uma mecânica completamente diferente dos títulos para os novos consoles.

 
A primeira grande diferença notada é a perspectiva de GTA 2. O jogo é em terceira pessoa, visto por cima e só se vê, literalmente, a cabeça dos personagens, o teto e o capô dos carros.  Essa mecânica é obviamente inspirada em RPGs, mas foi usada pela primeira vez em um jogo de ação de um console de suporte 3D e foi muito pouco utilizada desde então.

Mas tudo o que as versões mais recentes apresentam em termos de diversidade, GTA 2 teve o bastante para satisfazer quem experimentava um jogo daquele tipo pela primeira vez, exceto uma história aprofundada para justificar o envolvimento com gangues e crimes. Dezenas de armas, veículos (apenas os terrestres – e sem motos) e formas de se divertir da maneira mais politicamente incorreta possível.

GTA 2 instituiu na série a possibilidade de fazer “trabalhos” para gangues diferentes para adquirir respeito e conseguir novas tarefas, o que foi levado aos outros jogos da série e inclusive atrelado à história, como ocorre em GTA San Andreas.

Um dos grande méritos da série é o fato de o jogador não se sentir preso a objetivos e ter de seguir uma história pré-definida. GTA permite que o jogador apenas se divirta livremente às custas de carros roubados e combates com policiais. O princpal atrativo da série é a liberdade de simplesmente jogar para estabelecer o caos livremente pela cidade, com o único objetivo de se divertir, o que fica ainda mais evidente em GTA 2, já que quase tudo o que é feito rende dinheiro, como mortes e até batidas de carro.


O vídeo acima é da versão para PC, com gráficos melhores, áreas extendidas e algumas adições.

Mesmo que a série tenha ganhado fama somente a partir de GTA 3, as maiores mudanças que ocorreram quando houve a passagem para outra geração tiveram caráter tecnológico. Os elementos introduzidos no primeiro jogo da série e ampliados em GTA 2 foram preservados e tornaram o título um sucesso por oferecer um tipo de jogo que ultrapassa a barreira de uma história fixa e o único objetivo de chegar ao final.

Ficha técnica

Grand Theft Auto 2
Plataforma: Playstation
Produtora: Rockstar Games
Gênero: Ação:
Ano: 1999

2 Respostas

  1. No primeiro, tinha motos!
    mas o mais legal de todos, era a versão London!
    Vou fazer um artigo sobre DK assim que parar, prometo!
    um abraço,
    e ótimo trabalho.

  2. presso do jogo do gta de playstation 1

Deixe um comentário