California Games (Master System)

 california games boxshot

Jogos de esportes não eram os principais títulos dos consoles de 8-bits. Pouquíssimos agradavam, já que era complicado adaptar as ações possíveis nas modalidades em apenas dois botões. Além disso, os esportes mais reproduzidos eram os norte-americanos – baseball, ice hockey, futebol americano – e alguns poucos do nosso futebol, o soccer.

 Percebendo a deficiência desse gênero e o público que deixava de ser atendido com a falta de títulos, a Sega desenvolveu em 1989 a coletânea California Games para o Master System, um único jogo com seis modalidades pouco convencionais e bastante simples de jogar, relançado oficialmente no Brasil pela Tec Toy como Jogos de Verão.

Com controles e uma mecânica bem simples, California Games era fácil e divertido, mesmo para quem não estava familiarizado com videogames. Todas as seis modalidades – skate (half pipe), ‘embaixadinhas’ (foot bag), surfe, patinação (skating), BMX e lançamento de disco (flying disc) – eram feitas em sessões curtas nas quais o objetivo era marcar o maior número de pontos. 

A modalidade das 'embaixadinhas'

A modalidade das 'embaixadinhas'

O jogo trazia a opção de personalizar a competição – jogar sozinho ou disputando com colegas em todas as modalidades ou escolhendo apenas algumas, com direito a nome do jogador e até patrocinador. Embora apenas as sessões possibilitassem apenas um jogador por vez, havia suporte para até oito participantes, o que tornava California Games um dos multiplayers mais celebrados da época.

O fato de trazer vários mini-jogos dentro de apenas um cartucho também era algo inovador na época. Enquanto a maioria dos jogos tinha uma linha de desenvolvimento única, California Games permitia escolher qual modalidade o jogador queria, dando início ao conceito de coletânea.

 Esses dois aspectos aparecem hoje em títulos como Wii Play e Wii Sports, o carro-chefe do Nintendo Wii. Não por acaso, a proposta e os controles simples introduzidos por California Games são a principal característica da coletânea de esportes do Wii, que também traz modalidades pouco tradicionais nos videogames.

 A possibilidade de personalizar o jogo, poder escolher qual modalidades farão parte da disputa, controles e proposta simples e a competição multiplayer fazem a ligação entre esses dois títulos, separados por quase 20 anos entre seus lançamentos. O título da Sega foi o precursor dessas características e foi considerado um dos melhores para o Master System, além de oferecer modalidades diferentes das já saturadas e pouco inovadoras nos videogames.

 O título também foi adaptado para o concorrente NES e posteriormente lançado para o Mega Drive, também da Sega. Quem tem um Nintendo Wii pode comprar o California Games original diretamente por download do Virtual Console e relembrar esse clássico do Master System. 

Uma resposta

  1. joguei demais esse jogo……um dos melhores do estilo,,,,melhor do que a versão do mega drive!!!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: