“Ele é puro aço… Mega Man!”

Em 1998, o SBT exibiu em seu programa matinal de sábado, o Bom Dia & Cia, uma série animada inspirada nos jogos de Mega Man, o robozinho azul da Capcom. O desenho, produzido em 1994 por um grupo de estúdios autorizado pela Capcom, era baseado na primeira sequência de jogos do robô – do primeiro Mega Man até Mega Man 6, todos no NES, e os Mega Man 7 e 8, do Super NES e do Playstation respectivamente.

O desenho era uma prova de que nem toda adaptação de um jogo fora dos videogames é um desastre. Obviamente sem contemplar tudo o que os jogos mostravam, a série animada não deixou faltar nenhum dos principais detalhes, tinha os personagens mais relevantes e, claro, mostrava o que os fãs queriam ver – a habilidade de Mega Man de copiar os poderes dos inimigos.

“Ele é puro aço… Mega Man!”

O enredo também se manteve fiel à série dos videogames, ao menos sobre o fato de Dr. Wily reprogramar os robôs de Dr. Light. Além dos cientistas e de Mega Man, outros personagens eram Roll (a garota-robô, feita para atrair a audiência de garotas para o desenho), o cachorro Rush, que aparece em alguns jogos, e os robôs inimigos Gut Man, Cut Man, Elec Man, Fire Man e Ice Man, todos do primeiro título da série. Mas mais importante que esses robôs era Proto Man, o arquiinimigo do azulzinho que só dá as caras em Mega Man 3.

A série animada, entretanto, só teve duas temporadas exibidas nos EUA e um único episódio que iniciou e encerrou a terceira temporada ao mesmo tempo foi feito. Segundo os sites de fãs da série, o fim do desenho aconteceu a pedido da própria Capcom, que teria sofrido pressão da Bandai, uma fabricante de brinquedos de jogos e desenhos japoneses, apesar dos altos índices de audiência conseguidos por Mega Man. Em 2003, as duas temporadas foram lançadas em DVD nos EUA pela ADV Kids.

A versão brasileira foi editada e legendada pela Columbia Tristar International e o dublador de Mega Man foi Marcelo Campos, famoso por dublar outros animes de sucesso como Cavaleiros do Zodíaco e, posteriormente, Pokémon. Após a exibição das duas temporadas, a série animada deixou de ser passar no SBT, mas pode ser encontrada em raros DVDs lançados em 2003 pela ADV Kids ou baixada da internet, tanto dublada como legendada.

E quem quiser conhecer ou relembrar os verdadeiros Mega Man do NES, é só clicar aqui. Abaixo, um episódio do desenho dividido em partes.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

2 Respostas

  1. nossa, eu curtia esse desenho d+…
    sou um gde fã do megaman e tenho uma pá d jogos da série!!!
    qdo vi a abertura d novo, bateu a sdd e resolvi jogar a série d novo.. rsrsrsrs

  2. […] antes de jogar o novo título, e aproveite para acessar o arquivo fo Baú do Videogame e ver o texto sobre o desenho animado do robô azul da Capcom! E para encerrar, uma fanart de Mike Matei, desenhista famoso pelas introduções artísticas dos […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: