Gran Turismo (Playstation)

O texto da caixa de Gran Turismo não exagera em nada quando dá ao jogador aos boas vindas para “o jogo de corrida mais avançado já criado”. Pelo menos até então, em 1997, nenhum jogo do gênero havia chegado ao patamar de realismo que a equipe da Polyphonyc Digital conseguiu desenvolver. Não à toa, o subtítulo do game é “o simulador real de pilotagem” (‘the real driving simulator’).

A maioria dos jogos de corrida produzidos até então tinha a jogabilidade bastante artificial e até os que se propunham a fazer algo mais aproximado da realidade não tinham muito êxito nesse aspecto, principalmente por conta da física e nos controles de dentro do título. E é exatamente nesse ponto que o realismo de Gran Turismo impressiona. A dificuldade para fazer curvas em alta velocidade e a facilidade com que alguns carros derrapam reproduzem com fidelidade um ambiente real. A própria inteligência artificial da CPU faz parecer que os outros competidores também são jogadores humanos e o padrão de dificuldade é ideal, parece até se adaptar ao nível do jogador. O único aspecto em que obviamente não foi possível uma simulação perfeita foram as colisões – do contrário, muitos carros estariam destruídos nos Playstations.

Mas o realismo não se dá somente dentro das corridas. Antes de sair acelerando em busca do lugar mais alto do pódio, o jogador tem que tirar licenças para competir, e só pode entrar em determinados campeonatos se tiver a permissão certa. Depois disso, nada de carro novo – o pouco dinheiro na reserva só dá para comprar um modelo usado com o qual o jogador tem que se virar para vencer as corridas menos prestigiadas e conseguir verba para adquirir máquinas melhores.

Nem só de comprar carros, porém, vive o jogador. Uma das opções mais marcantes de Gran Turismo, que aliás foi um dos pioneiros nesse modo, é poder melhorar o carro com novos equipamentos e ajustes. Além de gastar um bom dinheiro investindo em aspiração, freios, embreagem e turbo, o jogador também pode modificar o tempo da troca das marchas para dar mais potência ao veículo, o que aumenta ainda mais a sensação de realidade do jogo, embora demande também bastante conhecimento técnico. De qualquer forma, a customização foi um aspecto muito bem aceito e um dos grandes atrativos do simulador.

O universo automobilístico de Gran Turismo é imenso. São 172 modelos de 18 marcas, desde as máquinas mais simples até os sonhados Toyota Supra e Mitsubishi GTO e lendas como o Dodge Challenger. Há modelos, porém, que só podem ser adquiridos após a realização de certas tarefas. A variedade é tão grande que conseguir uma exemplar de cada modelo era tarefa para poucos e pacientes. A notícia boa é que a garagem virtual  e os estoques das montadoras não têm limites e a coleção pode ser infinita.

A belíssima introdução do jogo

As competições também são variadas. Há campeonatos curtos, corridas individuais e endurances – provas que chegam a durar quase uma hora, todos com  premiações e suas emoções particulares. Cada um dos torneios, porém, pede um tipo de carro, e por isso há tantos modelos disponíveis. Há provas que pedem carros de determinada nacionalidade, outras impõem um limite de peso ou potência e há as que só permitem a entrada de máquinas especialmente preparadas para corridas mais longas.

O sucesso de Gran Turismo é evidente. O título foi o mais vendido da história do Playstation, com 10.85 milhões de cópias comercializadas em todo o mundo. A continuação, Gran Turismo 2, também para o primeiro console da Sony, é o terceiro dessa lista, com 9.37 milhões de cópias vendidas, pouco atrás dos 9.8 milhões de Final Fantasy VII, considerado um dos melhores títulos da plataforma. A franquia seguiu angariando fãs com os Gran Turismo 3 e 4 no Playstation 2 e deve surpreender novamente com Gran Turismo 5 para o Playstation 3, que deve sair ainda este ano, mas ainda não tem data de lançamento marcada.

Ficha técnica – Gran Turismo
Plataforma
: Playstation
Produtora: Polyphony Digital
Publisher:
Sony
Gênero
: Corrida/Simulador
Ano
: 1997

Uma resposta

  1. pow arruma um codico pra que eu possa tirar as licencas aei a parada ta dificil ajuda ai velho

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: